A RECEITA PARA UMA GRANDE COMPETIÇÃO.

O Somersby Best Menu é uma competição cozinhada de raiz para levar a sua receita às bocas do mundo. Pontos de venda dos quatro cantos do país vão-se juntar à mesa para lutar por 5 categorias que vão premiar as melhores refeições ligeiras, sempre em combinação com Somersby.

Inscreva a sua receita de eleição, escolha uma Somersby para a acompanhar e ponha o seu estabelecimento no mapa de todos os que procuram uma boa experiência.

LEVE O SEU MENU COM SOMERSBY ATÉ À TELEVISÃO.

Os 5 vencedores de cada categoria irão disputar a final num programa transmitido pela 24Kitchen e divulgado pela FOX e FOX Life.

O QUE TEM MAIS A GANHAR AO DAR A PROVAR?

Os 5 finalistas ganham uma viagem a Londres para experimentar os melhores restaurantes da cidade como Gordon Ramsay Heddon Street Kitchen, O Jaimie's Italian e o The Chiltern Firehouse.

CONHEÇA O JÚRI QUE VAI PÔR TUDO EM PRATOS LIMPOS.

Ljubomir Stanisic, Hélder Diogo, Paulo Morais e Cátia Goarmon vão fazer as honras da casa.

Clique aqui para saber mais sobre eles

UM JÚRI QUE VAI PÔR TUDO EM PRATOS LIMPOS.

Grandes nomes de diferentes correntes da gastronomia, da cozinha tradicional à contemporânea passando pelo sushi, vão avaliar todos os pratos.

A nomes como Ljubomir Stanisic, Hélder Diogo, Paulo Morais e Cátia Goarmon, juntam-se todos os portugueses, através das redes sociais.

HÉLDER DIOGO

A vitória do concurso Chefe Cozinheiro do Ano no ano 2000 foi a confirmação do talento do chefe Helder Diogo. Hoje em dia e há já largos anos é chefe de cozinha na editora Presspeople, dedicada exclusivamente à publicação de revistas de culinária. Cozinheiro do Ano, surfista e conhecedor do património gastronómico de Portugal, trata por tu os pratos antigos.

LJUBOMIR STANISIC

Nascido a 1978, deixou a sua terra natal, Sarajevo, em 1997, e escolheu Portugal como a sua nova casa. Aqui, utilizou o conhecimento que tinha adquirido na especialização em Química Alimentar, Padaria, Pastelaria e Cozinha Internacional, trabalhando em conceituados restaurantes portugueses. Em 2004, inaugurou o seu próprio estabelecimento, o 100 Maneiras, ao qual se juntaram mais dois em 2009 e 2010. Participou como jurado no primeiro Masterchef português e viu o seu livro “Papa Quilómetros – Uma Caminhada pela Gastronomia Portuguesa” saltar das páginas para os ecrãs de televisão, sendo transmitido um pouco por todo o mundo.

PAULO MORAIS

O grande mestre de sushi da Pátria Lusa. Paulo Morais foi dos primeiros chefes em Portugal a dedicar-se ao sushi e aprendeu à “maneira japonesa”, a observar um chefe japonês, no restaurante Furusato, em Matosinhos. Estudou na Escola de Hotelaria de Lisboa e hoje em dia também se dedica à formação de outros aficionados da arte japonesa, na Escolha Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Passou pelo Midori, Bica do Sapato, QB, Umai, Izakaya e hoje em dia é chefe consultor em variados espaços.

CÁTIA GOARMON

Natural de Cascais, Cátia trabalhou muitos anos na área do marketing e comunicação mas sempre com um gosto especial pela culinária. Viu a sua vida mudar ao participar no programa Masterchef em 2015, conquistando o público português. Actualmente, protagoniza o programa “Os segredos da Tia Cátia”, no 24Kitchen, onde combina as suas duas grandes paixões: a cozinha e a comunicação. Bem disposta e de bem com a vida, confessa que o seu salgado preferido é o pastel de massa tenra, mas se tivesse de conquistar alguém pelo estômago, preparava o prato Raviolis Nero di Sepia.

LUÍS BARRADAS

Apesar de ter estudado Jornalismo em Setúbal, a paixão pela cozinha falou mais alto e rumou a Londres para frequentar o Curso de Cozinha Francesa. Ainda em Inglaterra, especializou-se em técnicas de sushi e sashimi nos restaurantes Suntori e K-10-Modern Japanese Cuisine, passando depois por Marrocos, no restaurante Matsuri. De volta a Portugal, formou-se em Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia, antes de se tornar consultor em vários restaurantes. Atualmente, é certificado pela All Japan Sushi Association e é chefe executivo na Quinta do Tagus.

PÚBLICO

Ao nosso ilustre júri, vai-se juntar também o público em geral. Para chegar às bocas do mundo e dar a conhecer o seu restaurante e iguarias (não confundir com iguanas), o público vai ser chamado a experimentar e votar, através das redes sociais.

COMO, QUANDO E PORQUE NÃO?

INSCRIÇÕES

9 de Maio a 13 de Junho

Cada restaurante poderá inscrever-se apenas numa categoria com um prato da sua autoria, harmonizado com uma das 3 Somersby (Apple, Blackberry, Citrus).

APURAMENTO

1 a 29 de Julho

Durante a fase de apuramento, uma equipa de júri composta por personalidades ligadas à gastronomia irá visitar os 100 restaurantes apurados para provar as melhores receitas harmonizadas com Somersby.

MENUS À PROVA

De Julho a Setembro

Para além do Júri, também o público terá uma palavra a dizer sobre a eleição dos vencedores! Através de uma plataforma digital, todos os seus clientes poderão votar no seu menu para concorrer à grande final do concurso. O público irá eleger uma receita por categoria.

FINAL

Outubro

Após a votação do júri e do público, uma nova equipa de júri irá visitar os 25 restaurantes finalistas e provar os seus menus, 5 de cada categoria:

  • Melhor Pizza com Somersby
  • Melhor Hamburger com Somersby
  • Melhor Sanduíche ou Tosta com Somersby
  • Melhor Petisco com Somersby
  • Melhor Sushi com Somersby

Estes 5 finalistas irão então participar na finalíssima, que irá ser transmitida no 24Kitchen e divulgada na Fox e Fox Life.

PRÉMIOS COM CATEGORIA

Os vencedores de cada categoria vão receber a oportunidade única de ir a Londres* experimentar alguns dos restaurantes mais famosos e galardoados do mundo, como o: Gordon Ramnsay Heddon Kitchen, Jaimie's Italian e The Chiltren Firehouse.

*Viagem com estadia de 3 noites em hotel de 5 estrelas em data a definir pela organização.